Cadastre-se aqui para
receber nossas notícias:
 
 
 
Monitoramento de Particulados para usuários e fabricantes de Negro-de-fumo

A formulação de compostos usados em muitos processos industriais, incluindo a produção de pneus, toners, tintas de impressão, tintas e produtos de borracha, utiliza negro-de-fumo, um dos pós mais contaminantes e visíveis utilizados na indústria de transformação atualmente.

Devido ao potencial de altos níveis de contaminação no caso de um filtro falhar, muitos fabricantes destes produtos, junto aos fabricantes de negro-de-fumo, tem instalado com sucesso o monitor ambiental de particulados Eletrodinâmico. Este monitor, ao ser instalado após o filtro, possibilita o atendimento a legislações ambientais, além de identificar a falha de elemento do filtro antes que elevados níveis de emissão possam ocorrer.

Um exemplo de aplicação de sucesso aqui no Brasil pela Zell Ambiental aconteceu em uma líder mundial na fabricação de negro-de-fumo, uma das maiores indústrias petroquímicas do mundo. Há mais de três anos, foram instalados em uma de suas unidades sensores Eletrodinâmicos da PCME para controle ambiental e regularização perante o órgão fiscalizador.

A escolha do sistema eletrodinâmico, ao invés de outras tecnologias, justifica-se pela confiabilidade de suas medições, mesmo nas mais adversas condições. Os sistemas tradicionais tribo-elétrico e de opacidade tem sua confiabilidade e funcionalidade altamente afetadas pelo negro-de-fumo. Já os sensores de tecnologia eletrodinâmica patenteada pela PCME e distribuída no Brasil pela Zell Ambiental, não são afetados pela alta sujidade da probe e permanecem funcionando mesmo após a probe do sensor estar completamente coberta pelo pó.

Nesta unidade, os sensores foram alocados em três locais diferentes, após: filtro de processo, filtro de purga e secadores. Além das dificuldades já comuns a este tipo de aplicação, detectou-se um ambiente extremamente corrosivo, complicando ainda mais esta aplicação.

Para garantir o bom funcionamento do sistema de medição de particulados nestas condições, a PCME desenvolveu uma probe com sistema combinado de vedação e isolamento, tornando a probe resistente aos gases corrosivos.

Um outro problema no monitoramento de particulados deste tipo de aplicação está associado aos baixos níveis de emissões, que é uma consequencia da alta eficiência do sistema de filtros normalmente utilizados. O sistema eletrodinâmico também é uma resposta a essa necessidade, pois possui um range de medição de 0,01 a 10.000 mg/m3. Este sistema possui ainda certificações TUV e MCERTS.

Para promover a máxima confiança no processo de medição eletrodinâmico, o equipamento “Stack 990” possui um sistema automático de checagem de contaminação, detectando acúmulo de poeira na sonda para aplicações até 250º C, através de um dispositivo patenteado de verificação. O equipamento também possui auto checagem automática de zero e span.

A PCME, em parceria com os fabricantes de negro de fumo, desenvolveu, nos últimos 15 a



 
     
 
 

 

     
 
 
 
 
     
         
EMPRESA SOLUÇÕES ÁREA TÉCNICA MIDIA CONTATO
A Zell Ambiental Análise de Gases (CEM's) Suporte Técnico Zell News Fale Conosco
Nossa História Análise de Metais em Água Serviços Feiras e Eventos SAZ (Serviço de Atendimento Zell)
Código de Conduta Análise de Oxigênio Treinamentos Na Mídia Trabalhe Conosco
Missão, visão, e valores Detecção de Gases Dicas
Nossas Pessoas Medição de Particulados Cases
Prêmios e Certificações Qualidade de Água
Responsabilidade Social Radiação não Ionizante
Catálogos
 
 
Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 - cjs 54/55/56 - 04047-001 - São Paulo – SP
Tel: (11) 2187-9355 Fax (11) 2187-9360.