Cadastre-se aqui para
receber nossas notícias:
 
 
 
Monitoramento Online de Redes de Abastecimento de Água: Caso de Sucesso em Lisboa

A implementação de sistemas de monitoramento em empresas de abastecimento de água é fundamental para o conhecimento embasado do comportamento dos clientes e dos próprios sistemas de abastecimento.

Para satisfazer esta necessidade, a Intellitect Water desenvolveu a Intellisonde, uma sonda multiparamétrica para inserção direta em tubulação pressurizada, que pode ser alocada em diversos pontos da rede, para maior controle da mesma.

Casos de sucesso da aplicação da Intellisonde já aparecem em diversos países ao redor do mundo. Em Lisboa, a EPAL que fornece água para mais de 3 milhões de pessoas, e testou 04 sondas durante um ano em sua extensa rede de distribuição. O objetivo era avaliar a tecnologia e os benefícios a serem obtidos através do monitoramento contínuo dos dados de qualidade da água entre a estação e tratamento e o consumidor.

Neste teste, o equipamento utilizou saída analógica, que permitiu a interface com a rede de telemetria já existente. O projeto permitiu a avaliação da qualidade dos dados registrados e testou a habilidade de integrar os dados da rede de monitoramento remoto ao sistema de gerenciamento da rede utilizado pela EPAL. Os dados gerados foram utilizados para diagnósticos da rede e para permitir melhorias no processo, como parte de uma abordagem proativa do gerenciamento da rede de distribuição.

Os parâmetros medidos foram: temperatura, pH, turbidez, condutividade, cloro livre residual, cloro total (cloro livre + monocloroaminas) e potencial de óxido-redução (ORP) e o tempo determinado entre as medições foi de 15 minutos. O software foi programado para disparar alarmes para qualquer valor fora dos limites previamente definidos de cloro livre, turbidez e também do decaimento da vida útil da bateria.

Técnicos da EPAL verificaram a acurácia dos dados gerados mensalmente através de equipamentos portáteis, como turbidímetros e condutivímetros, por exemplo. O intervalo de manutenção foi de 06 meses para efetuar a troca dos sensores de cloro e do de referência.

O teste mostrou que os sensores são confiáveis, e que sua calibração e troca são muito simples de implementar. As informações geradas pelas sondas mostram claramente a vantagem do monitoramento contínuo em comparação ao de amostragem periódica, pois, a habilidade de monitorar continuamente ajuda na rápida identificação de problemas na qualidade da água, permitindo uma reação de forma célere a potenciais problemas na infraestrutura e oferece potencial para melhorias na eficiência operacional.

Ao final de um ano, a EPAL concluiu que a Intellisonde auxilia na existência de informação confiável e de um conhecimento profundo sobre os sistemas, e contribuiu claramente para a melhoria dos processos de decisão e de investimento na organização, melhorando, assim, a qualidade da água que chega à torneira do consumidor.

 

Mais Casos de Sucesso
Conheça mais sobre a Intellisonde


 
     
 
 

 

     
 
 
 
 
     
         
EMPRESA SOLUÇÕES ÁREA TÉCNICA MIDIA CONTATO
A Zell Ambiental Análise de Gases (CEM's) Suporte Técnico Zell News Fale Conosco
Nossa História Análise de Metais em Água Serviços Feiras e Eventos SAZ (Serviço de Atendimento Zell)
Código de Conduta Análise de Oxigênio Treinamentos Na Mídia Trabalhe Conosco
Missão, visão, e valores Detecção de Gases Dicas
Nossas Pessoas Medição de Particulados Cases
Prêmios e Certificações Qualidade de Água
Responsabilidade Social Radiação não Ionizante
Catálogos
 
 
Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 - cjs 54/55/56 - 04047-001 - São Paulo – SP
Tel: (11) 2187-9355 Fax (11) 2187-9360.