Cadastre-se aqui para
receber nossas notícias:
 
 
 
Medição de Campos Eletromagnéticos

Antes de qualquer medição, é aconselhável colher informações sobre as especificações das fontes de cada campo. Isso é particularmente importante para equipamentos industriais e comerciais.

Considerando a segurança em locais de trabalho, os lugares, os horários e os grupos de pessoas envolvidas devem ser os primeiros a serem definidos, isso tornará possível que sejam tomadas medidas corretas, assegurando a proteção efetiva.

O equipamento de medição deve ser selecionado com base nas faixas de freqüências presentes. Tais equipamentos devem satisfazer os padrões nacionais. A medição compara um valor com o valor conhecido de uma grandeza. Esse último é definido por um padrão nacional e, portanto, o equipamento deve estar calibrado com um padrão, que é realizado por órgãos autorizados.

Recalibrações regulares também são importantes, não apenas porque a segurança humana está em jogo. A capacidade de provar que as medições são precisas e que os valores limites não foram excedidos é importante numa eventual ação de indenização. Equipamentos baratos e imprecisos podem ficar extremamente caros em longo prazo.

Dicas de Medição para Alta Freqüência

  • Obtenha do operador informações sobre, por exemplo, a distribuição do campo, número de transmissores em uso, etc.
  • Certifique-se então de que o instrumento de medição que irá usar está funcionando corretamente e que as baterias estão carregadas.
  • Considerando o campo próximo, os campos elétrico e magnético devem ser medidos separadamente.
  • Realize a primeira medição tão logo o transmissor esteja visível. Meça o campo elétrico posicionando horizontalmente o instrumento na altura da cabeça e longe do seu corpo. O instrumento pode ser posicionado perto do corpo quando o campo magnético estiver sendo medido.
  • Como estamos medindo mais de um transmissor, realize medições em várias direções para cobrir todas as possibilidades.
  • Faça medidas contínuas quando atravessar a área do transmissor.
  • Quanto mais próximo estiver o nível do limite pré-estabelecido, maior será a freqüência do sinal sonoro. Quando o limite for alcançado, o sinal ficará contínuo. Isso facilita a checagem das áreas que devem ser evitadas, isto é, áreas onde há radiação em excesso. Mantenha distância das antenas direcionais e preste atenção a lóbulos secundários.
  • As proximidades de objetos metálicos (por exemplo cerca de arame) são “quentes” ou de intensidade de campo aumentada.
  • O equipamento para medição da intensidade dos campos magnético e elétrico deve permanecer ligado mesmo durante os trabalhos de manutenção, de maneira a detectar qualquer mudança nesses campos.
  • Se o instrumento indicar que o valor limite está para ser atingido, deixe a área e inicie a ação apropriada, por exemplo, a desativação de algum equipamento transmissor. Confira a tabela de equipamentos.

Dicas de Medição para Baixa Freqüência

  • É necessário realizar este tipo de medição onde houver fontes de tensão e equipamentos elétricos, motores e máquinas em operação.
  • A medição deve ser feita em todas as direções para se obter um quadro geral. Dependendo das condições locais, pode haver necessidade de efetuar medições por um período de tempo grande a fim de detectar aumentos esporádicos nos níveis de radiação (por exemplo: trens em trânsito, gerador de tensão de elevadores, etc).
  • Os campos magnético e elétrico devem ser medidos separadamente.
  • As medidas de campo magnético não são problemas, uma vez que ele não é afetado pelas condições locais.
  • O campo eletromagnético é sensível a efeitos locais. O tripé deve ser utilizado ao efetuar tais medições. Um cabo de fibra óptica é usado para ser conectado no sistema de medição. Isso torna possível efetuar medições em distâncias corretas.
  • Ninguém deve estar nas proximidades do sensor durante as medidas. Condensação, umidade e garoa podem afetar adversamente a eficácia das medições.
  • Fontes de campo individuais podem ser identificadas através de medições seletivas e direcionais.
  • As primeiras medições seletivas podem ser usadas para as fontes de 60 Hz. Se transformadores estiverem presentes, as harmônicas também devem ser checadas. Elas são múltiplos inteiros da freqüência básica: 120 Hz, 180 Hz e 240 Hz. O valor limite para radiação de 180 Hz é apenas um terço da de 60 Hz, por exemplo.

Filtrando os campos com freqüência de 60 Hz (com filtro Notch) pode-se ter uma idéia inicial das possíveis fontes de campo. Elas podem ser linhas de tensão de estradas de ferro (16²/³ Hz e monitores 972 Hz) e fontes de tensão a bordo de aeronaves ou navios (400 Hz). Seleção apropriada de filtros permite a determinação de intensidades individuais de campo para cada fonte.

 

 

Veja todas as matérias

Matérias relacionadas:
Fornos de micro-ondas mais seguros 


 
     
 
 

 

     
 
 
 
 
     
         
EMPRESA SOLUÇÕES ÁREA TÉCNICA MIDIA CONTATO
A Zell Ambiental Análise de Gases (CEM's) Suporte Técnico Zell News Fale Conosco
Nossa História Análise de Metais em Água Serviços Feiras e Eventos SAZ (Serviço de Atendimento Zell)
Código de Conduta Análise de Oxigênio Treinamentos Na Mídia Trabalhe Conosco
Missão, visão, e valores Detecção de Gases Dicas
Nossas Pessoas Medição de Particulados Cases
Prêmios e Certificações Qualidade de Água
Responsabilidade Social Radiação não Ionizante
Catálogos
 
 
Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 - cjs 54/55/56 - 04047-001 - São Paulo – SP
Tel: (11) 2187-9355 Fax (11) 2187-9360.