Cadastre-se aqui para
receber nossas notícias:
 
 
 
O uso de Monitores de Particulados Contínuos para o Gerenciamento e Manutenção de Sistemas de Despoeiramento
Por Karina Mendes Hessel
Divisão de Meio Ambiente

A operação de sistemas de despoeiramento pode ser otimizada aproveitando o uso dos monitores de particulados em chaminés.

Filtros Manga e Filtros Cartucho, como os próprios nomes sugerem, usam filtros tipo mangas e cartuchos de diversos tipos de tecidos, conforme cada tipo de aplicação. No caso de um filtro manga, as mangas apresentam-se em diversas dimensões e são tipicamente montadas em gaiolas metálicas cilíndricas, posicionadas verticalmente em fileiras.

Em filtros manga, a filtragem ocorre quando o fluxo “sujo” é levado até as mangas, retendo os particulados em sua parte externa, e o fluxo limpo ultrapassa o tecido, sendo levado à caixa superior (plenum) e transportado para fora do filtro (chaminé). A limpeza das mangas é geralmente realizada por Jatos de ar comprimido (jatos de ar pulsante), onde, de tempos em tempos, são acionadas válvulas que mandam um pulso de ar comprimido para dentro de cada manga. A pressão realizada em cada manga faz com que o tecido seja expandido e as partículas aderidas às mangas, se desprendendo e caindo na parte inferior do filtro.

O sistema de limpeza de mangas é comandado através de painéis controladores que são programados para realizar a limpeza de tempos em tempos. Essa programação geralmente é realizada de acordo com cada sistema, levando em consideração: o material filtrado, tipo de tecido da manga e tamanho do filtro. Geralmente essa limpeza é realizada sequencialmente por fileiras.

Monitores Contínuos de Particulados com a tecnologia eletrodinâmica, quando devidamente selecionados para cada aplicação, podem realizar um gerenciamento de filtro mangas a partir das medições contínuas relacionadas com a programação de batimentos da limpeza das mangas.

Quando o sistema de limpeza das mangas é acionado devido à expansão do tecido, algumas partículas escapam e entram junto com o fluxo limpo, e, assim, é observado pelo monitor de particulados um pequeno aumento do nível de emissão na chaminé. Consequentemente, quando as mangas apresentam deterioração e/ou desgaste do tecido, o nível de emissão aumenta. Quando essas informações são sincronizadas com a sequência de batimentos de fileiras de mangas, é possível identificar exatamente em qual fileira existe algum defeito relacionado às mangas.

Através de monitores e softwares especiais para essa aplicação, é possível visualizar graficamente os picos de emissão relacionados com o número de fileira limpa, identificando e planejando a troca das mangas das exatas fileiras, ou até mesmo falhas no sistema mecânico do batimento, por exemplo: uma válvula quebrada.

Esse sistema é grande facilitador na manutenção e gerenciamento de filtros manga, pois o usuário consegue:

  • Realizar um planejamento de troca de mangas e/ou válvulas e outros sobressalentes habilmente.
  • Planejar a compra de sobressalentes sem excessos.
  • Economizar tempo.
  • Ganhar grande confiabilidade no sistema.
  • Ter ferramentas para apresentar ao órgão ambiental vigente.
  • Diminuir a emissão, devido a eficiência em manutenção.
  • Ter Grandes economias financeiras.

Após a publicação da nova resolução CONAMA Nº 436, a procura pelos monitores contínuos de particulados tende a crescer no mercado brasileiro. E é de grande importância que o usuário tenha o total aproveitamento para melhoramento de seu processo, utilizando corretamente todos os recursos que esses equipamentos oferecem.

Entre em contato com a Zell Ambiental para mais informações sobre os Monitores de Particulados com tecnologia Eletrodinâmica. Acesse www.zell.com.br ou ligue para (11) 2187-9355.

 

 

Veja todas as matérias



 
     
 
 

 

     
 
 
 
 
     
         
EMPRESA SOLUÇÕES ÁREA TÉCNICA MIDIA CONTATO
A Zell Ambiental Análise de Gases (CEM's) Suporte Técnico Zell News Fale Conosco
Nossa História Análise de Metais em Água Serviços Feiras e Eventos SAZ (Serviço de Atendimento Zell)
Código de Conduta Análise de Oxigênio Treinamentos Na Mídia Trabalhe Conosco
Missão, visão, e valores Detecção de Gases Dicas
Nossas Pessoas Medição de Particulados Cases
Prêmios e Certificações Qualidade de Água
Responsabilidade Social Radiação não Ionizante
Catálogos
 
 
Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 - cjs 54/55/56 - 04047-001 - São Paulo – SP
Tel: (11) 2187-9355 Fax (11) 2187-9360.