Meio Ambiente aprova monitoramento de contaminação por metais pesados
 

Publicado em 25/04/2013 às 16:33

 

Imagem: Istock Photo


A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, na quarta-feira (10), proposta que estabelece a Política Nacional de monitoramento da contaminação por mercúrio e outros metais pesados nas áreas de atividade de garimpo.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) ao Projeto de Lei 4087/12, do deputado Nilton Capixaba (PTB-RO). De acordo com o substitutivo, os órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão mapear as áreas de garimpo potencialmente contaminadas por metais pesados.

Além disso, será responsabilidade desses órgãos fazer o levantamento das populações ribeirinhas que estejam em área de garimpo; medir periodicamente a contaminação dessas populações, na água da região e seus peixes. Os órgãos do SUS deverão ainda comunicar à população exposta aos metais pesados toda informação relativa aos dados coletadas e a eventuais tratamentos.

O projeto original, no entanto, era mais detalhista quanto aos exames a serem feitos na população e estabelecia prazos para as ações do poder público.

Quadro real

“É importante que o País tenha acesso a um quadro real da situação, até hoje nebulosa e incerta. Políticas públicas de controle somente são possíveis a partir de levantamentos e estudos cientificamente embasados. Daí ser extremamente oportuna a proposta do monitoramento“, argumentou Tripoli.

O relator lembra que o Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (Pnuma) divulgou um alerta de que 6,5 mil toneladas de mercúrio haviam sido emitidas em 2010. As emissões ocorridas pelo uso na mineração, de acordo com o relatório, dobraram desde 2005. A concentração do metal nos oceanos também dobrou nos últimos cem anos.

Tramitação 

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Íntegra da proposta:

PL-4087/2012

 

Por: Agência Câmara Notícias

Edição - Rachel Librelon

Reportagem - Rodrigo Bittar

 

A Zell Ambiental oferece ao mercado o PDV6000 ultra, do fornecedor Modern Water, lider de mercado há mais de 20 anos. O equipamento proporciona melhor caracterização em campo, em pontos de poluição, e facilita a identificação de fontes de contaminação, além de garantir praticidade e excelente custo-benefício. 

 

 

Conheça mais sobre esse equipamento aqui

 

 

Outras Notícias

 
 
Para receber notícias sobre a Zell Ambiental, cadastre-se aqui:
 
 
 
     
 
 
 
     
 
 
     
         
EMPRESA SOLUÇÕES ÁREA TÉCNICA MIDIA CONTATO
A Zell Ambiental Análise de Gases (CEM's) Suporte Técnico Zell News Fale Conosco
Nossa História Análise de Metais em Água Serviços Feiras e Eventos SAZ (Serviço de Atendimento Zell)
Código de Conduta Análise de Oxigênio Treinamentos Na Mídia Trabalhe Conosco
Missão, visão, e valores Detecção de Gases Dicas
Nossas Pessoas Medição de Particulados Cases
Prêmios e Certificações Qualidade de Água
Responsabilidade Social Radiação não Ionizante
Catálogos
 
 
Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 - cjs 54/55/56 - 04047-001 - São Paulo – SP
Tel: (11) 2187-9355 Fax (11) 2187-9360.